quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A desilusão do poeta




Não há mais dia. Só há incerteza!
O sol transformou-se numa grande bola cinza que se dissolve, aos poucos, tingindo o céu que um dia foi azul!
Os pássaros calaram-se para sempre... Nada é como antes!
O mundo não será mais o mesmo sem as ilusões do poeta!
O menino sonhador está adormecido; envolto a tristeza!
Ele já não vê mais sentido em sua existência... A solidão ecoa voraz dentro de seu coração!
Só há ruínas onde outrora havia a alma de um jovem que sonhava com a liberdade, igualdade e fraternidade para todos.
Árvores decrépitas abrem caminho para o triste senhor das letras...
 Todos o saúdam com melancolia... Ainda tem os que comentam que ele tinha uma brilhante carreira como poeta, mas o destino pregou-lhe o infortúnio da desilusão.
Os versos que expressavam alegria, felicidade... Versos que exaltavam a beleza da natureza; da mulher; da vida, dão lugar aos versos ásperos...
Não há nada a se fazer!
Se até o poeta, que é o mais sonhador de todos os seres, já não sonha; o que direi de nós, insensíveis mortais?

                                     Jefferson Piaf

*Texto dedicado a meu grande amigo PAULO HENRIQUE FONSECA.

3 comentários:

  1. De: Flávio Roberto Sobral Delgado
    Antes de amar-te, amor, nada era meu Vacilei pelas ruas e as coisas: Nada contava nem tinha nome: O mundo era do ar que esperava. E conheci salões cinzentos, Túneis habitados pela lua, Hangares cruéis que se despediam, Perguntas que insistiam na areia. Tudo estava vazio, morto e mudo, Caído, abandonado e decaído, Tudo era inalienavelmente alheio, Tudo era dos outros e de ninguém, Até que tua beleza e tua pobreza De dádivas encheram o outono.
    Esta é uma poesia de Pablo Neruda que mando para te, querendo lhes dar o seguinte recado não padeça na medida do possível a teu sofrimento. Tenhas em mente que conseguistes um feito quase que raro difícil de atingir; encontraste a te mesmo. Confortes-se em saber que por esta astucia e sabedoria em uma vida, valeria por dês encarnações, uma precisando da outra para se complementar; assegurando-se assim que a sua já se complementou mais não terminou. O fim nunca nos alcançará a não que assim o determinamos, para o cessar definitivo do nosso racional e conseqüentemente espiritual. Pois tu encontraste o verdadeiro esconderijo da felicidade, enquanto os outros ainda engatinham e usam uns aos outros como muletas, achando que a própria felicidade esta no que o matem impe e não ao que sentem e compartilham uns com os outros.

    PAZ, LUZ e LUCIDEZ para todos nos.

    Para: Jefferson Piaf
    Abraços!!

    http://flaviavivendoemcoma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Postado por psicossomática do ser para Jefferson Piaf

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo querido...amizade tão recente(se comparada a tantas que cada um de nós já temos em nosso percurso histórico pela vida)...no entanto,já carregamos em nossos corações um carinho imenso um pelo outro.Ler este poema lindo já emociona e saber que ele me é dedicado,o que direi?Só lhe tenho a agradecer tamanho carinho de sempre,amigo."Um verdadeiro amigo não é só aquele que está conosco 24h por dia".Vejo em ti um cara mil,uma pessoa linda por fora e por dentro,de sensibilidade à flor da pele, pois sabes perceber coisas/situações(que muitos de nós não somos capazes de enxergar) e transformar tudo isso em lindas palavras...Estou emocionado e,realmente,agradecido por existires e agradeço o fato de ter te encontrado em minha vida e de estares fazendo parte de um pedacinho de minha história...te adoro,viu?obg pelo carinho..

    ResponderExcluir