quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Júlia. Nunca é tarde para amar.(capítulo XIII)

Um encontro decisivo...
                                      (A Vida é bela!)
 
  Genny ficou tão assustada quanto eu. Mesmo conhecendo a capacidade da mãe, ela não esperava que dona Andréia fosse tão baixo. Quando chegou em casa, Genny foi diretamente à procura de dona Andréia:
- Boa tarde Marisa. Minha mãe está em casa?
- Boa tarde dona Genny. A dona Andréia está no quarto, ela chegou com dor de cabeça e foi deitar. Disse que não quer ser incomodada.
- Muito obrigada Marisa. Mas ela vai ser incomodada!
- Olha lá dona Genny! Depois ela briga comigo.
- Fique tranquila, ela não irá reclamar com você.
  Genny subiu eufórica pelas escadas. O quarto ficava no fim do corredor. Por mais que estivesse irritada, Genny não podia ser agressiva com sua mãe. Com calma é que se resolveriam as coisas. Quando chegou à porta do quarto, estava tão nervosa que não bateu na porta:
- Mamãe? –Silêncio. Dona Andréia estava deitada com sua máscara no rosto.
- Mamãe, eu sei que a senhora está acordada. Precisamos conversar. – Dona Andréia tirou a máscara do rosto e olhou para Genny com estranheza, afinal eram raras as vezes que elas conversavam.
- O que foi minha filha? Parece que você viu fantasma.
- Pior que isso mãe. A senhora sabe por que Júlia abandonou o Tavinho?
- Ai Genny! Já vem você com essa estória. Isso é passado minha filha. Pare de se meter na vida do seu irmão, e vá tratar de conseguir um marido.
- Não precisa responder mãe. A senhora sabe muito bem por que Júlia foi embora sem explicar nada a ele.
- Eu não sei de nada. Tudo o que eu sei é que aquela vigarista iludiu seu irmão, e o abandonou por que deve ter aparecido outro mais rico e mais besta que ele.
- Deixe de fingimento mãe! A senhora que armou tudo isso. Fez a carta em nome de Tavinho, colocou as fotos de Maria clara. E aposto como tem participação sua na ida de Júlia à Europa.
- Não sei de estória nenhuma de carta! Você está ficando louca minha filha! Deixe seu irmão em paz.
- A senhora que não o deixa em paz, nunca o deixou ser ele mesmo! Sempre ele teve que fazer o que a senhora quer. Tavinho está infeliz e a senhora não vê isso por que só está interessada em dinheiro!
- Seu irmão é muito feliz, sim. Casou com uma mulher linda, da mesma classe social que ele, e tem um filho maravilhoso.
- Ele nunca foi feliz com Maria Clara. Pergunte a ele. A senhora destruiu a vida de seu próprio filho quando o afastou de Júlia.
- Ela nunca amou Octávio, Genny. Deixe de ser boba e pare de defender aquela pessoa aviltante. Eu aposto que foi aquela outra desvairada que colocou coisas na sua cabeça. A criadagem me disse que ela esteve aqui conversando com Octávio.
- Francy não é nenhuma desvairada. E ela só me contou a verdade. A senhora que armou tudo isso.
- Eu não fiz nada. Eu não tenho culpa se amiga dela não conseguiu dar o golpe em algum europeu, e voltou tão pobre quanto antes.
- Mamãe, Júlia não é interesseira como à senhora. Ela e Tavinho se amam.
- Que amor minha filha! Ela estava interessada no dinheiro de nossa família! Você não sabe o que é amor!
- E por algum acaso a senhora sabe? A senhora ama o papai? A senhora nunca o amou, a senhora ama o dinheiro que ele tem e a vida que ele lhe proporciona. A senhora transformou a vida do Tavinho semelhante a sua: só tristeza.
- E quem é você para me dar lição de moral? Você está ficando velha e não tem um marido, não tem filho. Vai ficar só no mundo. – Ela sabia como tocar no ponto fraco das pessoas.
- Eu não quero dar lição de moral nenhuma! Só quero que a senhora concerte seu erro. Deixe seu filho ser feliz com a mulher que ele sempre amou.
- Não vou concertar erro nenhum. Eu não fiz nada. E seu irmão vai morar em Londres em breve.
- O quê?
- Isso mesmo que você ouviu. Ele recebeu um convite para trabalhar em uma multinacional com sede em Londres. Ele vai se mudar para lá com o Vitorrio. E você nem pense em colocar nada na cabeça de seu irmão.
 ***********************************************
  Genny saiu decepcionada do quarto. Nunca imaginou que sua mãe fosse tão fria, tão malévola. Mas ela não iria se dar por vencida. Já que Tavinho não tinha me escutado, ela pensou que, talvez, ele a escutasse. Ao sair do quarto de dona Andréia foi falar com ele:
- Tavinho?- falou Genny ao bater na porta.
- Oi Genny, a porta está aberta. – Genny foi entrando tentando disfarçar o choro:
- Que gritaria foi essa no quarto da mamãe? Por que você está chorando?
- Ai Tavinho! A mamãe como sempre com seu egoísmo.
- O que houve?
- Aquela estória da carta de Júlia foi tudo armação dela, Tavinho!
- Essa estória de novo não Genny, por favor!
- É verdade. Você precisa acreditar em mim. A mamãe que armou tudo aquilo.
- A mamãe nunca faria isso Genny! Você sempre com essa mania de persegui-la.
- Engano seu meu querido. Se você não escreveu aquela carta para Júlia, quem escreveu? Só pode ter sido uma pessoa que queria te ver longe dela, e quem, além da mamãe, queria ver vocês separados? Só a mamãe Tavinho!
- E se foi a mamãe, o que importa agora? Não quero mais saber de Júlia.
- Muito bem Octávio. Isso mesmo. Obedeça a dona Andréia Cavalcantti Sodré, por que se não você vai ficar de castigo!
- Eu não quero discutir Genny!
- Nem eu! Só quero que você acorde. Você é um boneco na mão da mamãe. Faz tudo o que ela manda. Você precisa crescer Tavinho. Você não pode deixar que nossa mãe destrua seu amor com Júlia! Seja contrário a ela, ao menos uma vez na sua vida.
- Júlia errou Genny! Estou muito magoado com ela. Ela preferiu acreditar em pedaços de papel a acreditar em mim, que sempre a amei.
- E quem não erra meu bem? Todos têm direito a uma segunda chance. Deixe esse orgulho besta e corra atrás de seu amor.
- Agora é tarde Genny, eu estou com viajem marcada a Londres, como você já deve saber.
- Chame-a para morar com você em Londres! Casa-se com ela logo Tavinho. Vocês já perderam tempo demais.
- E se ela não me quiser mais?
- Se... Se... Se... Esqueça o “se”. Você só saberá se perguntar. Arisque. Eu tenho certeza que Júlia irá aceitar. Ela te ama, e assim como você está sofrendo muito com o que aconteceu.
- Preciso pensar Genny! Mas muito obrigado por tudo.
  Genny ia em direção a porta quando Octávio a chamou:
- Genny?
- Diga Tavinho...
- Eu escutei o final da sua conversa com a mamãe. Foi inevitável, vocês gritavam muito.
- Não tem problema mano.
- Não ligue para o que ela fala minha irmã. Você é linda e jovem! Um dia você irá encontrar o amor da sua vida, irá casar; ser mãe... Enfim, tudo é no tempo certo de Deus.
- Muito obrigado, meu amor. Você e o Vittorio são as coisas mais preciosas que tenho. Vou sofrer muito sem vocês aqui comigo. –Genny não conteve a emoção e colocou para fora todo o choro que estava abafado dentro de si.
- Venha cá minha irmã. Dê-me um abraço! Nós também te amamos muito, e sempre que você quiser pode nos visitar em Londres. - ambos choraram.

 Fiquei muito feliz quando Genny me contou por telefone toda à conversa com Tavinho. Senti que esse mal entendido está perto de ter um fim que parece ser feliz!


P.S: Termina aqui minha participação na narrativa da história de Júlia. Adorei poder contar uma parte da história de minha melhor amiga!
 Aaaaah... Júlia não sabe de nada que eu fiz! É segredo.
                             Francy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário