sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Bem-vindos ao circo meus queridos!

E o que nos falta acontecer agora? Espero que mais nada. 2010 foi um ano de grandes novidades na política brasileira. O que chamou a atenção, dessa vez, não foram os desvios de dinheiro público, já que isto é comum quando o assunto é Brasil. O interessante foi o circo gratuito que eles promoveram. É aumento de salário para deputado, tiririca entrando no legislativo... Enfim, um verdadeiro picadeiro. E a plateia somos nós que pagamos tudo.
Recentemente foi aprovado o aumento salarial para deputados federais, senadores, presidente da república e ministros. Os políticos merecem um reajuste, sim; pois eles representam uma nação e necessitam ganhar bem. Além do mais, se eles têm uma boa remuneração não terão motivos para se envolverem com as famosas propinas. O problema está no cinismo de muitos deputados que alegam ganhar pouco, e ainda tem os que dizem que é impossível um deputado viver com uma renda mensal de sete mil reais.
Se eles reclamam pelo que ganham (sete mil reais), imagina quem ganha um salário mínimo.  E o que dizem os idosos que com um salário mínimo de quinhentos e dez reais têm que passar o mês, e ainda gastam com remédios; pois sempre falta medicamento nos postos de saúde? O salário mínimo vai sofrer reajuste, isso é verdade. O reajuste será de trinta reais. O valor que atualmente é de R$ 510,00 a partir do próximo ano será de R$ 540,00, muita diferença! Esse mísero aumento é só um cala boca no povo.
A velocidade com que foi dado o aumento aos nossos queridos políticos, que muito trabalham a nosso favor, chega a ser uma afronta ao povo brasileiro. Assim que chegou à câmara a petição foi logo votada e venceu. Só 35 deputados foram contra esse aumento, prova que ainda existem políticos comprometidos. Problemas mais urgentes estão na assembleia legislativa e não são resolvidos. O povo só é ouvido quando faz greve, e muitas vezes são reprimidos como vem acontecendo com a classe dos professores que todos os anos lutam por reajuste salarial e condições trabalhistas melhores.
O deputado eleito Francisco Everardo Oliveira Silva, o tiririca, foi muito criticado pela impresa. Porém, o humorista não é culpado por ter sido eleito, mas sim o povo que o elegeu. Se é que podemos falar em culpa nesse caso. Em minha opnião, a vitória do tiririca foi o protesto de um povo saturado de falsas promesas e de injustiça. Se Brasília é um circo, qual o problema de mais um palhaço lá dentro? A diferença entre tiririca e os demais políticos é que o primeiro é um palhaço assumido, já os outros são palhaços enrustidos que raramente aparecem para trabalhar.
Que nos anos vindouros vocês possam pensar em quem irão votar. Pois, se continuarmos a eleger esses palhaços consagrados o circo vai crescer e ficar mais caro para o nosso bloso. Por que no fim das contas quem arca com os gastos é a plateia, o circo prestando ou não.
                            Por: Jefferson Piaf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário