quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

O que seria da vida sem os sonhos?



“Sonhar mais um sonho impossível...” – diz o trecho da bela música do musical Dom Quixote. Os sonhos são a nossa força motriz. Não teríamos motivo para acordar todos os dias, ter que encarar um mundo cheio de violência, sofrimento e injustiça; se não existisse o sonho, dentro de nós, de um mundo melhor... Os sonhos nos fazem acordar e ir à luta todos os dias.
Ao longo de nossa vida o que mais fazemos é sonhar. Sonhamos em terminar a escola, em namorar, entrar na faculdade, terminar a faculdade, casamento, a casa própria, viagens, filhos... São diversos sonhos! Muitos se tornam real; outros não passam de sonhos!
Mas a vida não é feita só de sonhos! Existem as frustrações também. Se seu sonho não deu certo, não se preocupe, sonhe novamente; aprendemos muito com os nossos erros. Todos nós sofremos, um dia, uma frustração. Lembro-me que uma vez minha amiga disse que eu não passaria no vestibular. Meu maior sonho é passar no vestibular! Aquilo soou devastador dentro de mim. Eu tinha duas opções: dizer-lhe algumas verdades como: “Eu não vou passar no vestibular e você é uma gorda, feia, mal amada e invejosa.” Ou eu poderia ficar calado. Eu escolhi a segunda opção, por mais difícil que ela tenha sido. Nunca destrua os sonhos de jovem de quinze anos, meu amado leitor.  Você não tem noção de como esse jovem pode sofrer. Aos quinze anos arquitetamos nossos maiores sonhos. Não seja o coveiro deles!
Não há sonho fácil! Todo sonho requer o máximo de esforço nosso. Muitas pessoas param de sonhar por que acham seus sonhos impossíveis de se realizar. As dificuldades são o bom da vida! Se conseguíssemos tudo com facilidade, não teria graça viver. Tudo seria monótono. O bom é lutar, superar nossos limites a cada esquina que passamos. Nunca deixe seus sonhos morrerem; mesmo que eles sejam difíceis. Se você não puder lutar por eles agora, os deixe de lado, mas nunca desista deles! Eu não seria nada sem meus sonhos...
O verbo que eu mais uso é SONHAR. Para mim é o melhor que há em todos os idiomas. DREAM, SUEÑO, RÊVE, TRAUM, SOGNO, SONHAR... Todas essas palavras significam a mesma coisa: pensamento constante em algo.
P.S: Nunca se esqueça de sonhar!

                   Jefferson Piaf

Nenhum comentário:

Postar um comentário