quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

O SÃO JOÃO CHEGOU MAIS CEDO PARA OS CARIOCAS



Rio de Janeiro; um dos assuntos mais comentados, do twitter, nos últimos dias. É comovente ligar a Televisão e ver os slogans de paz no Rio. Ver a eficiência da polícia no combate ao crime. Ver o hastear da bandeira do Brasil e do estado do Rio de Janeiro no alto do complexo do alemão. Mas é a primeira vez que bandidos roubam e queimam carros? É a primeira vez que bandidos promovem arrastões na cidade maravilhosa? NÃO. Então por que só agora que a polícia combateu, de fato, o crime? Será que o que está acontecendo no Rio de Janeiro é uma realidade exclusiva dessa cidade?
A criminalidade no Rio de Janeiro não é recente. Assim também como a ineficiência da polícia no combate ao tráfico. Porém, desta vez a polícia só tomou medidas eficazes por causa de um motivo: Os jogos olímpicos de 2016. A cobrança, da imprensa internacional, por melhorias na segurança pública da cidade levou o governo carioca a intervir, com eficiência, no combate ao tráfico. Jornais do mundo todo não param de noticiar sobre os acontecimentos no aglomerado de favelas do complexo do alemão.
Ignaro é quem pensa que o governo do estado do Rio de Janeiro tomou tais medidas com fins de melhoria para população. Se o governo estivesse preocupado com a segurança da pública, operações, como a que tem acontecido ultimamente, já teriam sido realizadas antes.  O governo não quer perder a sede das olimpíadas, para isso precisa mostrar uma boa imagem da cidade para o mundo. Uma prova disso é que se puxarmos em nossa memória recordaremos de um fato ocorrido, no mesmo estado, no ano passado. A imprensa do mundo todo noticiou a derrubada de um helicóptero da polícia por bandidos. Por causa disso o Rio de Janeiro correu o risco de perder o título de cidade sede das olimpíadas de 2016.
O governo não quer que a imagem da cidade seja, mais uma vez, deturpada no exterior, por isso a polícia pela primeira vez tem combatido o crime organizado; que há muito tempo vem dominando todo o território carioca. Portanto, não se deixe enganar pela imprensa brasileira; que só tem mostrado o lado bom. O tráfico não é um problema exclusivo do Rio de Janeiro. Muitos estados brasileiros vêm enfrentando esse mesmo problema, muitas vezes em situação pior que a do Rio, e as autoridades fingem que nada acontece.
E o tráfico de drogas na fronteira da Amazônia com a Bolívia? E o crescente desmatamento de nossas florestas, a poluição de nossos rios? Esses são outros problemas que estão frequentes na vida dos brasileiros, e não são resolvidos. Só espero que não precise acontecer algo que chame à atenção do mundo, como no Rio de Janeiro, para que esses problemas sejam resolvidos.

                     Por: Jefferson Piaf

Nenhum comentário:

Postar um comentário